O quão importantes são estas duas iniciativas, tanto em Portugal como em França, para o crescimento e desenvolvimento pessoal de uma criança?
O programa “Astronomia para os mais novos” foi criado em parceria pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e a Universcience – Cité des Sciences et de L’Industrie, de Paris, de forma a promover, sobretudo junto do público mais jovem, o interesse pela ciência, e em particular pela astronomia. Deste modo, o filme do Exploratório Astronomia para Bebés foi exibido no Planetarium da Cité des Sciences et de L’Industrie, seguindo-se, na semana de 23 a 29 de maio, a apresentação no Hemispherium do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra do filme Parés au décollage!, em sessões especiais destinadas ao público escolar e familiar, com entrada gratuita.
No filme imersivo “Astronomia para Bebés”, produzido pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, a ser apresentado em Paris, o que se descobre nessa viagem pelo espaço?
O filme Astronomia para Bebés é uma criação do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. O objetivo do filme é sentir o cosmos em família, procurando desde os primeiros anos de vida criar uma relação emocional da família com a ciência. A ideia foi desenvolvida a partir da observação das reações de bebés que pontualmente participavam em sessões de diversos filmes apresentados no Hemispherium do Exploratório, verificando-se uma clara reação às projeções e à música. Foi assim realizada uma versão experimental em 2018 que recebeu o Prémio Mariano Gago Ecsite Awards na categoria Smart and Simple. A nova versão agora apresentada conta com ilustração e animação de Cristina Sampaio e banda sonora com a inconfundível voz de Maria João. A apresentação de Astronomia para Bebés decorreu na Cité des Sciences et de L’Industrie em Paris no início do mês de maio, tendo tido uma fantástica receção por parte do público que teve oportunidade de assistir às sessões realizadas.
O que significa para vós esta parceria entre o Exploratório do Centro Ciência Viva de Coimbra e o Planetário da Cité des Sciences et de l’Industrie?
A parceria estabelecida entre o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e a Universcience – Cité des Sciences et de L’Industrie, de Paris, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022 teve como objetivo principal a partilha de filmes de promoção da cultura científica para famílias com crianças, permitindo ao público de ambos os países a oportunidade de conhecer diferentes programas desenvolvidos na divulgação de astronomia para os mais novos.
No entanto, esta parceria contou também com uma importante e frutífera troca de experiências entre as equipas educativas das duas instituições, que tiveram oportunidade de se conhecer, trabalhar juntas e partilhar o trabalho que diariamente realizam no Exploratório em Coimbra e na Cité em Paris em prol da divulgação de ciência junto do público mais jovem.
Qual a importância deste projeto pedagógico estar inserido na programação da Temporada Portugal-França 2022?
A Temporada Portugal França pretende ser uma oportunidade para realçar a proximidade e a amizade que unem os dois países, representadas de forma particular pela presença em França de uma grande comunidade luso-descendente e, em Portugal, pelo número crescente de cidadãos franceses. Duas comunidades que constituem um elo humano e cultural excecional entre os dois países. Uma das temáticas que a Temporada priorizou foi a Educação e Juventude, especialmente na área científica e artística, destinados a crianças. Deste modo, o Planetarium da Cité des Sciences et de L’Industrie e o Hemispherium do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra não podiam deixar de dar o seu contributo e aliaram-se no desenvolvimento de um projeto que aposta na troca de experiências profissionais e na divulgação de conteúdos de produção própria de divulgação e ciência dirigidos ao público mais jovem, incluindo crianças, bebés e suas famílias.
O Centro Ciência Viva de Coimbra tem o desejo de continuar a colaborar e a cruzar iniciativas com entidades francesas?
O balanço desta parceria estabelecida no âmbito da Temporada Portugal-França 2022, que ainda se encontra a decorrer, tem sido muitíssimo positivo. Deste modo será certamente do maior interesse do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra continuar no futuro a colaborar com a Cité des Sciences et de L’Industrie e também com outras entidades francesas.
Veja também
Sandra Ribeiro
1 Outubro 2022
A missão do Fórum Igualdade é almejar por um mundo mais inclusivo. Qual a importância da…
Agnès Saal
1 Outubro 2022
A missão do Fórum Igualdade é almejar por um mundo mais inclusivo. Qual a importância da…
Amarante Abramovici
1 Outubro 2022
Qual a importância do programa “A Questão Colonial” estar inserido na programação da…
Joaquim Pinheiro
2 Setembro 2022
Qual a importância do projeto IMAGINE! estar inserido na programação de Temporada…
Isabel Domingos
1 Setembro 2022
O Fórum Oceano alerta sobre o papel do mar na vida e no futuro de todos. Qual a…
José Maria Costa
1 Setembro 2022
O Secretário de Estado do Mar José Maria Costa foi Presidente da Câmara Municipal de…