A missão do Fórum Igualdade é almejar por um mundo mais inclusivo. Qual a importância da sua integração no âmbito da Temporada Portugal-França 2022?
O encontro que terá lugar em outubro segue-se a uma primeira e emocionante reunião que teve lugar em Angers em março passado: durante estes dois momentos de intercâmbio e partilha de experiências em torno das questões de igualdade e inclusão, os parceiros da Temporada Portugal-França querem destacar a importância destes temas, que fazem parte da longa história da Europa.
De facto, os eventos culturais que pontuam a Temporada tomam todo o seu significado se forem lidos à luz de uma exigência de recusa de qualquer tipo de discriminação.
O que significa esta troca de ideias que promovem a igualdade de género e a inclusão, entre dois países com laços tão fortes, diante da agitação política e social que se vive atualmente?
É precisamente numa altura em que a Europa está de novo em guerra, em que a ameaça de catástrofe climática se torna tangível, em que a intolerância racial e religiosa reclama vítimas, em que os direitos das mulheres e das minorias estão a ser postos em causa em muitas partes do mundo, que se deve afirmar – com maior vigor – que a igualdade entre mulheres e homens, e a promoção e o respeito pela diversidade, não são objeto de debate.
Além disso, desde o início que estávamos interessados em ir além do quadro bilateral franco-português, a fim de afirmar esta mensagem, associando vários outros países membros da União Europeia aos nossos intercâmbios.
Estes são valores democráticos que partilhamos, que são preciosos e essenciais!
Neste Fórum, de que forma se pretende transmitir ao público os valores que defende? Que resultados ou ações concretas gostaria que resultassem desta ocasião?
Trata-se de dar a palavra àqueles que promovem políticas concretas, nomeadamente nos domínios da educação, cultura e defesa dos direitos das mulheres, a fim de provar que estas ações permitem melhorar significativamente a situação e alcançar uma verdadeira igualdade, no acesso aos lugares de responsabilidade, aos meios de criação e produção, na igualdade salarial, na luta contra a violência sexual, na desconstrução de estereótipos, etc.
Gostaríamos que a situação mais favorável num país europeu, a política de igualdade mais eficaz numa área, fosse alargada a tantos outros setores e países quanto possível: o exemplo é uma poderosa alavanca, capaz de convencer e liderar!
Em que sentido a transversalidade da luta pela igualdade de género pode inspirar na defesa por outras causas e direitos?
Estou convencida de que a luta pela igualdade entre mulheres e homens contém as sementes de todas as batalhas contra a discriminação. Quer seja idade, deficiência, origem étnico-racial, orientação sexual, vulnerabilidade económica e social, ou local de residência, entre os critérios mais generalizados de discriminação, a abordagem é idêntica: compreender e conhecer as causas da exclusão, documentá-las e quantificá-las com precisão, e adotar uma abordagem organizada e determinada que permita a sua erradicação (plano de ação, indicadores de progresso, etc.).
Enquanto Alta Comissária para Igualdade, Diversidade e Prevenção da Discriminação, gostaria de voltar a colaborar com instituições portuguesas, no combate pela inclusão e igualdade?
Eu adoraria! Esta experiência partilhada, que nos permitiu trabalhar em conjunto sobre estas questões durante mais de um ano, revelou uma tremenda convergência, uma verdadeira identidade de pontos de vista e um desejo comum de ir mais longe e mais depressa no caminho para a igualdade e a inclusão. França e Portugal, juntamente com outros países europeus, têm vocação para desempenhar um papel motor, para dar impulso, inspiração e inovação, de modo a impor uma cultura de igualdade e prevenção da discriminação em todas as áreas. Há ainda um longo caminho a percorrer…
Veja também
Sandra Ribeiro
1 Outubro 2022
A missão do Fórum Igualdade é almejar por um mundo mais inclusivo. Qual a importância da…
Amarante Abramovici
1 Outubro 2022
Qual a importância do programa “A Questão Colonial” estar inserido na programação da…
Joaquim Pinheiro
2 Setembro 2022
Qual a importância do projeto IMAGINE! estar inserido na programação de Temporada…
Isabel Domingos
1 Setembro 2022
O Fórum Oceano alerta sobre o papel do mar na vida e no futuro de todos. Qual a…
José Maria Costa
1 Setembro 2022
O Secretário de Estado do Mar José Maria Costa foi Presidente da Câmara Municipal de…
Miguel Abreu
1 Agosto 2022
Que balanço faz desde a primeira edição, em 2009, do festival TODOS – Caminhadas da…