Data(s)

18/04/2022 
09/05/2022

Local

São Miguel, Açores 

Informações Práticas

Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas

Site & Redes Sociais

Apresentação

A4 reúne 2 artistas e 2 curadores (2 portugueses, 2 franceses) para desenvolver projetos fotográficos e/ou videográficos em torno do conceito ‘oásis’ enquanto território psicogeográfico de regeneração, mas também enquanto ecossistema frágil no nosso planeta em crise. O local de trabalho dos artistas durante as três semanas de residência será no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

O processo de trabalho colaborativo entre artistas e curadores e os projetos desenvolvidos pelos artistas em residência serão documentados numa publicação impressa e em formato digital. Será também realizada uma sessão de apresentação pública durante a primeira semana dos Rencontres d’Arles.

O acompanhamento do processo de criação e a curadoria serão desenvolvidos entre a Ci.CLO, representada por Virgílio Ferreira, e a Fetart, representada por Carine Dolek.

Os dois artistas selecionados no âmbito da convocatória A4 são:

João Gil (Lisboa, 1989). O seu trabalho circula diferentes suportes (vídeo, instalação, som e fotografia) num processo quase-arqueológico que se foca em questões relacionadas com a paisagem, enquanto arquivo-vivo, e na temporalidade, em gestos conceptuais e poéticos.
Violette Maillard (Bourg la Reine, 1984). Artista franco-italiana com uma prática experimental.
Os seus suportes primordiais são a fotografia, pintura, e escultura.
João e Violette vão estar em residência nos Açores, de 18 de abril a 9 de maio de 2022, acompanhados física e digitalmente pelos dois curadores, Carine Dolek e Virgílio Ferreira. Os dois artistas vão desenvolver projetos fotográficos e/ou videográficos em torno do conceito ‘oásis’ enquanto território psicogeográfico de regeneração, mas também enquanto ecossistema frágil no nosso planeta em crise.

O programa A4 é organizado e produzido pela Ci.CLO e pelo coletivo Fetart, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, e em parceria com o Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas.