Data(s)

25/05/2022 
30/10/2022

Local

Vincennes 

Informações Práticas

Château de Vincennes,
1 avenue de Paris
94 300 Vincennes

Preço: 9,50€
Gratuito para: menores de 18 anos (excluindo famílias e grupos escolares); 18-25 anos (cidadãos da União Europeia e residentes legais não europeus em França); deficientes e seus acompanhantes; candidatos a emprego (mediante apresentação de um certificado com menos de 6 meses de idade); passe escolar (válido).

Acesso :
POR METRO // POR RER: Linha 1, estação Château de Vincennes // RER A: Vincennes.
DE PARIS: Porte de Vincennes e Avenue de Paris. DE AUTOCARRO: Autocarro 46, 56, 86

Site & Redes Sociais

Apresentação

A convite do Centre des Monuments Nationaux e de Château de Vincennes, Joana Vasconcelos ergueu uma árvore de loureiro iluminada, com 13 metros de altura, feita de bordado preto, vermelho e dourado, debruada com luz. Uma ligação vertical entre o céu e a terra, a Árvore da Vida na Jerusalém celestial frutifica todos os meses, oferecendo remédios, bem como símbolos de vitória.
Nesta exposição, dez anos após o projeto no Castelo de Versalhes, a artista quis evocar a Rainha Catarina de Médicis, viúva de Henri II, que trabalhou com o rei para desenvolver a Sainte-Chapelle, o castelo e o parque de Vincennes, onde mandou plantar três mil olmos. A figura mitológica feminina de Dafne transformando-se numa árvore para escapar da Apollo também pode ser vista aqui. Esta instalação não deixa de questionar as preocupações ambientais e a afirmação da vida para além da atual pandemia. Esta árvore de mil decorações ecoa também a rica decoração da capela, hoje desaparecida.

Vídeo

Imagens