Site & Redes Sociais

Apresentação

O Hemispherium do Exploratório e o Planetário da Cité des Sciences et de l ́Industriee apostam na troca de experiências profissionais incidindo na componente de produção de conteúdos dirigidos ao público mais jovem, incluindo crianças, bebés e suas famílias. Nos últimos anos o Planetário da Cité des Sciences et de l ́Industrie iniciou um debate sobre a diversificação da sua oferta, com vista a atingir públicos mais jovens e crianças.
Uma nova produção, Parés au décollage, foi feita em 2020 com a experiência de mediadores científicos da Cité des enfants. Esta performance teatral interativa com a duração de 45 minutos é dirigida a crianças a partir dos 5 anos e explora a estrutura do sistema solar e a conquista do espaço. O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra produziu o filme imersivo Astronomia para Bebés, que foi o vencedor em 2018 do Prémio Mariano Gago do Ecsite – Rede Europeia de Centros e Museus de Ciência, na categoria Smart & Simple. Durante 28 minutos os bebés são envolvidos numa abordagem sensorial, embalados ao som da música e levados a viajar no espaço através de objetos celestes de cores vivas.
Uma nova versão deste filme foi lançada em 2021, com imagens incríveis da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio e música extraordinária da cantora de jazz Maria João. Este projeto permitirá a partilha de conhecimentos e aprendizagem de experiências mútuas entre os dois planetários, particularmente no que diz respeito à produção de programas imersivos para os mais novos.
© Ciência Viva de Coimbra 

Imagens

Assine a Newsletter da Temporada

Ao subscrever a Newsletter da Temporada, dá-nos a permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Ao subscrever, está a concordar com os termos da Política de Privacidade do sistema utilizado.

Privacy Preference Center