Informações Práticas

Espaço Espelho D’Água
Entrada Livre
de 11h às 00h

17 de setembro, 2022
Das 17H-20H
Vernissage em presença do artista Francisco Vidal e da autora-realizadora Ariel de Bigault.

Site & Redes Sociais

Apresentação

O projeto Margens Atlânticas nasce em Lisboa, do encontro entre Francisco Vidal, artista angolano-cabo-verdiano que explora as identidades africanas e diaspóricas, e Ariel de Bigault, realizadora francesa que trabalha há décadas no espaço lusófono.
A afirmação das culturas africanas e afro-descendentes assim como as diásporas à conquista de espaços, são temas muito presentes nas obras dos dois criadores.
Recriando personagens e situações, projetam-se narrativas para além do espaço e do tempo fílmicos, numa dinâmica de diálogos com outras figuras, memórias, imagens, emoções. Jogando com visuais, rostos e atitudes, contextos e temporalidades, a exposição desenha circulações transatlânticas. Os desenhos e pinturas de Francisco Vidal e os vídeos de Ariel de Bigault, sugerem cruzamentos artísticos e conexões entre personalidades e patrimónios.
Em comum, o artista e realizadora visam a criação de arquivos de memórias porvir. A falta de arquivos afro-lusófonos e afro-europeus impõe a urgência de registos contemporâneos de figuras, atitudes e ideias que nos juntem na construção do presente e do futuro.
Culmina nesta exposição pluridisciplinar, que junta o desenho e a pintura, o vídeo e o som, cruzando as práticas de Francisco Vidal e Ariel de Bigault.

 

De 19 a 24 de setembro, a Cinemateca Portuguesa apresenta uma seleção de filmes de Ariel de Bigault. Mais informações: https://temporadaportugalfranca.pt/evenement/margens-atlanticas/ 

Imagens