Data(s)

05/10/2022 
09/10/2022

Local

Paris 

Informações Práticas

5 a 9 de outubro
Chaillot Théâtre National de la Danse

Site & Redes Sociais

Apresentação

No âmbito do Focus Portugal no Chaillot Théâtre National de la Danse, serão apresentados os seguintes espetáculos:

  • ÔSS, de Marlene Monteiro Freitas – 5 a 8 de outubro

O osso, aquela componente do corpo que é ao mesmo tempo estruturante e frágil, assume o papel de guardião e revelador de segredos antigos. A fim de dar a cada artista algo para se expressar, Marlene Monteiro Freitas pretende revelar “um esqueleto forte, onde o pé serve como cérebro, o coração como cotovelo, os joelhos como fígado…”, ignorando o carácter rígido ou suave de cada um destes elementos. Philippe Noisette

  • Via Injabulo – Via Katlehong / Amala Dianor / Marco da Silva Ferreira – 6 a 9 de outubro

Após o enorme sucesso da Via Kanana, a sua colaboração com o artista sul-africano Gregory Maqoma, os dançarinos da Via Katlehong quiseram confiar a sua próxima criação a dois talentos europeus: Amala Dianor e Marco da Silva Ferreira.

  • Marengo – Ana Isabel Castro – 7 a 8 de outubro

Com base na figura de Marengo, o cavalo favorito de Napoleão Bonaparte, a coreógrafa apresenta uma viagem de sonho que combina canções polifónicas, dança e aparições perturbadoras.

  • Vera Mantero e Gabriel Godoi tocam Caetano Veloso – 7 a 8 de outubro

Vera Mantero, acompanhada pelo guitarrista Gabriel Godoi, canta Caetano Veloso. Uma oportunidade para ela combinar a sua paixão pela poesia cantada com uma celebração do cantor brasileiro, um dos artistas que ela mais admira.

  • Coin Operated – Jonas&Lander – 7 a 8 de outubro

A dupla de artistas portugueses Jonas & Lander apresenta Coin Operated, uma extraordinária performance homem-cavalo. Nesta instalação interativa, os visitantes são convidados a comprar ações com moedas e a galopar as duas máquinas de rodeio, nas quais os artistas Jonas Lopes e Lander Patrick estão deitados. No decurso destas ações, é explorada a relação intrínseca entre a escravidão animal, o comércio e o dinheiro. As peças servem como uma alavanca que revela a narrativa de cada cavalo. A cena comunica claramente: Jonas & Lander só se moverão se a audiência galopar os cavalos.

Imagens