Informações Práticas

Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
Entrada livre

Site & Redes Sociais

Apresentação

O projeto, apoiado cientificamente pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – e pelo Institut de l’Océan de l’Alliance Sorbonne Université, consiste em propor uma série de 4 mesas redondas multidisciplinares (discussões científicas entre peritos seguidas de intercâmbios com o público), que apresentam uma visão sobre o Atlântico, partilhada entre a França e Portugal. As mesas redondas sensibilizarão um público não especializado para os desafios da conservação, valorização e gestão dos recursos do oceano Atlântico, com vista ao desenvolvimento sustentável das atividades socioeconómicas e culturais que dele dependem.

Os temas incluirão a sobrepesca no Golfo da Guiné, o colapso histórico das unidades populacionais de bacalhau e o mundo dos pescadores de bacalhau, o perigo de extinção da enguia-europeia, e a nova exploração dos recursos minerais no mar profundo. Serão igualmente debatidos os objetivos e os caminhos para um futuro comum, inovador, sustentável e justo.

As mesas redondas decorrerão ao longo de um dia, e cada uma reunirá 4 a 5 especialistas portugueses e franceses, em torno de um moderador. Serão gravadas em vídeo para uma divulgação mais ampla, e beneficiarão de tradução simultânea português/francês.


Imagem: © A. J. Almeida / FCUL