Data(s)

03/09/2022 
30/10/2022

Local

Guimarães 
,

Informações Práticas

Vários espaços culturais de Guimarães:
Museu Paço dos Duques – R. Conde Dom Henrique 3, 4800-412 Guimarães
Convento dos Capuchos – R. Dr. Joaquim de Meira, 4800-412 Guimarães
Centro Cultural Vila Flor – Av. Dom Afonso Henriques 701, 4810-431 Guimarães
Espaço público

Site & Redes Sociais

Apresentação

O projeto IMAGINE! resulta de uma parceria entre a Contextile – Bienal de Arte Contemporânea e o FITE – Festival International des Textiles Extraordinaires, que se traduz numa estratégia de programação cultural conjunta em concomitância com 10 anos de existência de ambos os eventos e os 10 anos de celebração da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
Da colaboração entre estas duas entidades culturais que promovem a dimensão artística do têxtil, as suas potencialidades tecnológicas e o cruzamento com outras disciplinas tendo por referência o território onde estão inseridos, o programa — concebido em forma de espelho para as duas cidades — contempla a realização de exposições com artistas franceses e portugueses, em espaços como o Palácio dos Duques, Musée Bargoin Clermont-Auvergne Métropole e o Musée d’Art Roger-Quilliot, residências artísticas em intercâmbio que envolverão também artistas nacionais e franceses, seminários/talks, intercâmbio com escolas de arte de ambos os países e projetos específicos para estudantes.

O tema é “IMAGINE!” — expressar novos imaginários para o amanhã. Os dois eventos acontecem simultaneamente, em setembro de 2022: no FITE, de 20 a 25, em Clermont-Ferrand (sendo que a exposição central internacional e coletiva permanece patente até março de 2023); e na Contextile 2022, de 3 de setembro a 30 de outubro, em Guimarães.