Apresentação
Vinte artistas de circo à descoberta de como a linguagem acrobática pode refletir e reinterpretar o espaço público – um edifício, um bairro, uma paisagem – para oferecer um instante, uma emoção particular, “uma ligeira distorção do real” que conhecemos.
A sua missão: experimentar a entrada, não na sombra ou na escuridão de uma sala de teatro, mas na luz de uma vila, no clarão de uma aventura. O aclamado coletivo de acrobatas com sede em França, compagnie XY, tem apresentado o seu estimulante trabalho um pouco por todo o mundo, explorando, nesta criação, a relação entre práticas artísticas e performance no espaço público.
Inicialmente, a companha irá recolher matéria-prima para a criação, que poderá ser composta por ondas, prados, cortiça, medronho e os mil e um sotaques que expõem este território tão diverso, entre Santiago do Cacém e Odemira. “Les Voyages” é uma construção coletiva e silenciosa, arquiteturas efémeras e sensíveis de corpos em equilíbrio, onde os encontros entre artistas e desconhecidos são solidários, frágeis, sentimentais. Uma odisseia circense fora do comum, fortemente sensorial e visual, repleta de tesouros escondidos que perdurarão na memória.
Apresentações finais da residência artística para o público geral:
Santiago do Cacém – 16 de abril – Parque Verde da Quinta do Chafariz
Odemira – 25 de abril – Anfiteatro do Cerro do Peguinho
–
Imagens: © J. Mariano