Informações Práticas

Vários locais da cidade de Lisboa:

Associação 25 de Abril
Biblioteca Camões
Biblioteca da Imprensa Nacional
Biblioteca Palácio Galveias
Biblioteca de Alcântara
Casa da América Latina
Cinema Ideal
Escola Básica e Secundária Gil Vicente
Goethe-Institut
Hotel Britânia
Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela)
Jardim Maria José Moura (Biblioteca Palácio Galveias)
Largo de São Carlos
Largo de São Domingos
Largo José Saramago
Livraria Almedina Rato
Livraria Barata
Livraria Bertrand do Chiado
Livraria Ferin
Livraria Fnac Chiado
Livraria da Travessa
Livraria Ler Devagar
Livraria Palavra de Viajante
Livraria Tigre de Papel
Livraria-Bar Menina e Moça
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Teatro Municipal São Luiz
Teatro Nacional de São Carlos

Site & Redes Sociais

Apresentação

O festival literário Lisboa 5L é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que celebra simultaneamente a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura.

O festival desenvolve vários temas, mas obedece sempre a um só lema, que é o de aparecer, efetivamente, como um festival Com Todas As Letras. Nesta edição, que decorre de 4 a 8 de maio, debatem-se, representam-se e festejam-se tanto nomes esquecidos como nomes malditos da literatura portuguesa, presta-se atenção tanto às letras grandes como às letras miúdas e percorre-se o alfabeto de A-a-Z para mostrar as publicações mais recentes, sejam elas nacionais ou estrangeiras.

Há lugar para a celebração do centenário do nascimento de José Saramago mas também para a descoberta de jovens escritores, dá-se relevo ao retrato dos leitores anónimos, à educação (e à atuação) do público infanto-juvenil, à celebração literária da língua coloquial, à manutenção de hábitos de tertúlia, de relação próxima entre o leitor e o seu livreiro, de escrita nos géneros mais consagrados ou nos mais banais, ou então no modo mais híbrido: o das linhas de areia deixadas por um escriba robô nos chãos de Lisboa.

Aos serões, numa grande sala, a mais nobre do Teatro São Luiz, decorrem os concertos, espetáculos que combinam letra e música num impulso de aproximação à literatura percorrido tanto a capella como em samba, em hip-hop, ao som da viola campaniça ou num tom de morabeza e sodade.

Já em palcos mais pequenos, onde o público se pode aproximar dos atores e oradores, acontecem as leituras encenadas de que se compõe a faceta performativa deste festival.

José Pinho
Diretor artístico

Lista de convidados e convidadas franceses, presentes no programa do festival no âmbito da Temporada Portugal-França:

Leila Slimani
Jean-Pierre Siméon
Laurine Rousselet
Laurent Petitmangin