Data(s)

12/02/2022 
22/03/2022

Local

Porto 

Informações Práticas

Galerias da Casa Comum, edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto

Segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.
Sábados, das 15h00 às 18h00.

Entrada livre

Site & Redes Sociais

Apresentação

“Presença Imaterial: Manuel-Casimiro” é o nome do projeto organizado por Thuy-Tien de Oliveira que leva para a Universidade do Porto a exposição dos “Caprichos” casimirianos.

É uma exposição dos “Caprichos”, uma nova versão, onde Manuel-Casimiro revisita outra exposição de sua autoria cujas 80 obras desde 2017 são propriedade da Biblioteca Nacional de França, em Paris, executadas no final dos anos noventa, e apresentadas pela primeira vez, em 2008, no Museu Berardo. Este revisitar dos referidos Caprichos numa versão de maiores dimensões com algumas imagens alvo de alterações nas intervenções da pintura em relação aos 80 Caprichos anteriormente assinalados, que habitam em permanência a Biblioteca Nacional de França, são também uma homenagem a Michel Butor, que já não se encontra entre nós, e é o autor do texto que figura em cada uma das imagens. A Tinta da China publicou em 2008 um livro com a reprodução das obras, e textos de Michel Butor e Manuel-Casimiro. Um livro com estas últimas imagens dos “Caprichos” com um reformulado texto de Manuel-Casimiro está a ser preparado para ser editado.

A 2 de abril, haverá uma projeção do documentário “Pintar a Ideia: Manuel Casimiro” realizado por Isabel Lopes Gomes no Archipel Butor em Lucinges (França) e uma exposição de ready-made, collages à quatro-mãos de Michel Butor e de Manuel-Casimiro e as correspondências trocadas entre os dois desde a década 80 do século passado até o ano da morte do escritor-artista em 2016.

 

Vídeo

Imagens