Data(s)

13/02/2022 
13/02/2022

Local

Paris 

Informações Práticas

Théâtre du Châtelet
2, rue Edouard Colonne
75001 Paris
Théâtre de la Ville ao lado de fora junto ao Théâtre du Châtelet
Concerto:
Preço
10€ a 36€

Horário
15h00

Duração
4h00 com intervalo

Site & Redes Sociais

Apresentação

As artes de Portugal são celebradas com especial enfoque nas novas vozes de língua portuguesa. Um dia para descobrir em família!

 

10h30 – 13h

 

Espetáculos musicais e poéticos, e espetáculos para o público jovens nas diferentes áreas do teatro

Evento gratuito aberto ao público em geral

 

O Teatro abrirá as suas portas com os Gigantones e Cabeçudos de Viana do Castelo que dançarão ao ritmo de gaitas de foles, pandeiros e viola; enquanto isso, a poesia portuguesa será homenageada pela trupe franco-portuguesa de consultas poéticas, especialmente criada para esta Temporada. Para os jovens, serão oferecidos vários workshops de poesia e sobre como fazer Gigantones e Cabeçudos de papel.

 

12h15

 

Concerto do grande Miroca Paris (que tocou com Cesária Évora durante mais de 10 anos) no Grand Foyer. Concerto gratuito

 

15h-19h  

 

Concertos “Mosaico de Vozes Lusófonas”

 

A jovem cena musical portuguesa é incrivelmente fresca e é constituída por um panorama deslumbrante de artistas que estão conscientes da sua história comum e de uma rara qualidade musical. O fado de Kátia Guerreiro, a música tradicional de Sopa de Pedra, a canção portuguesa de João Berhan, o samba brasileiro de Luca Argel ou o simbi do Mû Mbana são todos estilos musicais que podem ser ouvidos de norte a sul do país.

Todos estes músicos misturam formas e sons, desenhando sobre o património musical e histórico de Portugal, como fizeram José Afonso e José Mário Branco – duas referências absolutas na canção portuguesa. Criar, compor e cantar é para eles uma forma de celebrar a diversidade ao propor uma nova identidade estética: livre, jovem, criativa, estranha e emancipadora.

 

Queremos celebrar este novo impulso com eles e convosco. Em torno destes 6 concertos, workshops, encontros, exposições, visita às marionetas Gigantones, gastronomia para jovens e adultos, bem como um grande curso de consulta franco-portuguesa de poesia, música e dança (em parceria com o Teatro Nacional de Lisboa). Será lançado também o fórum da juventude Europa França Portugal em parceria com a Cité Internationale des Arts.

 

Um grande momento de celebração com cores lusitanas!

 

SOPA DE PEDRA (PORTUGAL) – Canto Tradicional

MÛ MBANA (GUINEA-BISSAU) – Instrumento tradicional e canção

LUCA ARGEL (BRASIL) – Samba

JOÃO BERHAN (PORTUGAL) – Cantor / Latão / Jazz

KATIA GUERREIRO (PORTUGAL) – Fado