Data(s)

01/09/2022 
02/10/2022

Local

Lisboa 
,

Informações Práticas

Carpintarias de São Lázaro

Site & Redes Sociais

Apresentação

As duas artistas apresentam Twin Islands, um projeto para especular e explorar noções de paridade, reciprocidade e troca.

O projeto iniciou-se com duas residências simultâneas ao longo de um mês, entre fevereiro e março de 2022: Sara Bichão na Ilha de Ouessant, em França, e Violaine Lochu na Ilha de São Miguel, nos Açores. Ao longo dessa experiência, que articulou ficção e quotidiano, as artistas trabalharam em «espelho», cada uma na sua ilha, procurando formas de comunicação à distância, partindo de noções de insularidade.

O encontro e diálogo das duas artistas materializa-se num projeto expositivo conjunto que vai assumir a escultura, o vídeo e a performance, num processo nómada que ocupa três instituições de arte: La Passerelle, em Brest de junho a setembro; Carpintarias S. Lázaro em Lisboa em setembro; e no espaço vaga, em São Miguel, no próximo ano, com data a confirmar.

O projeto liga duas artistas mulheres que trabalham em espaços de interseção e que encontram neste projeto uma oportunidade de discutir relações entre centros e periferias, que irão informar as nossas perceções sobre diversidade e inclusão, e de como vivemos estes territórios atlânticos e insulares.

 

Violaine Lochu © Martin Argyroglo, © ADAGP, Paris

 

Imagens