Data(s)
22/02/2022 
22/03/2022
Temas

Informações Práticas
Residência artística: vaga – espaço de arte e conhecimento
Exposições:
Passerelle – Centre d’art contemporain à Brest (França)
Carpintarias de São Lázaro, Lisboa (Portugal), de 1 de setembro a 2 de outubro
Site & Redes Sociais
Apresentação
As duas artistas apresentam Twin Islands, um projeto para especular e explorar noções de paridade, reciprocidade e troca.
O projeto inicia-se com duas residências simultâneas ao longo de um mês, entre fevereiro e março de 2022: Sara Bichão ficará na Ilha de Ouessant, em França, enquanto Violaine Lochu ficará na Ilha de São Miguel, nos Açores. Ao longo dessa experiência, que articula ficção e quotidiano, as artistas vão trabalhar em «espelho», cada uma na sua ilha, procurando formas de comunicação à distância, partindo de noções de insularidade.
O encontro e diálogo das duas artistas materializa-se num projeto expositivo conjunto que vai assumir a escultura, o vídeo e a performance, num processo nómada que ocupa três instituições de arte: La Passerelle, em Brest de junho a setembro; Carpintarias S. Lázaro em Lisboa em setembro; e no espaço vaga, em São Miguel, no próximo ano, com data a confirmar.
O projeto liga duas artistas mulheres que trabalham em espaços de interseção e que encontram neste projeto uma oportunidade de discutir relações entre centros e periferias, que irão informar as nossas perceções sobre diversidade e inclusão, e de como vivemos estes territórios atlânticos e insulares.
Vaga © Alexander Bogorodskiy
Violaine Lochu © Martin Argyroglo, © ADAGP, Paris