"A Temporada suscitará, esperamos, uma força criativa e luminosa nos tempos conturbados que todos atravessamos"

- Emmanuel Demarcy-Mota, Presidente da Temporada Portugal-França 2022

Créditos ©VBerlanda

A Temporada Cruzada Portugal-França celebra o vínculo historicamente forte entre os dois países, dando-lhe um novo impulso, simultaneamente contemporâneo e europeu. Inscrita num contexto político e sanitário peculiar, a Temporada suscitará, esperamos, uma força criativa e luminosa nos tempos conturbados que todos atravessamos.

Sendo um apelo à criação, à transmissão e ao diálogo com a juventude, a Temporada trará um novo olhar às heranças partilhadas, para que tanto as nossas culturas quanto as suas diferenças sejam uma força que transforme as tristes penas em alegrias, para parafrasear Molière. Numa época em que os impedimentos se estão a tornar norma, “o sentimento oceânico” será a nossa bússola para celebrar as viagens, as descobertas, a emancipação e os novos horizontes.

Num contexto demasiado propício ao entrincheiramento e à rejeição do outro, desejamos trazer e elevar juntos as ideias combativas, criativas e corajosas de um mundo solidário que abrace as questões ambientais, de género, de paridade e de interseccionalidade. O diálogo entre criadores e criações portuguesas e francesas constituirá uma base comum para os sonhos e pesquisas dos nossos artistas, cientistas, estudantes e empresários. Independentemente das suas diferenças, idades, funções, o nosso desejo é inscrevê-los em algo de maior, multilingue e europeu, intangível e, por vezes, intraduzível, como um gesto poético.

Apesar das ruínas e da morte,
Onde sempre acabou cada ilusão,
A força dos meus sonhos é tão forte,
Que de tudo renasce a exaltação
E nunca as minhas mãos ficam vazias.

escreveu a poeta Sophia de Mello Breyner Andresen. Quanto a nós, queremos dar ao sonho um poder inaudito para que os encontros que temos imaginado nos permitam criar juntos um futuro desejável. E tal só será possível se desenharmos uma nova geografia, se inventarmos juntos o tempo pós-pandemia, se mantivermos a nossa palavra e inventarmos uma Europa solidária das artes e da cultura.

Um tempo para nos reunirmos e partilharmos palavras com os jovens de um novo milénio que está apenas a começar.

Um tempo de renovados laços entre estes dois países, ambos tão caros ao meu coração, ou melhor, aos meus dois corações, um ligado ao meu pai Richard Demarcy, francês que tanto amava Portugal, e outro ligado à minha mãe Teresa Mota, portuguesa que tanto amava França. Dedico-lhes todo o meu trabalho e estarei plenamente empenhado na defesa desta história, assim como da sua invenção, para o futuro.

Emmanuel Demarcy-Mota
Presidente da Temporada Portugal-França 2022

"Ideias e projetos vindos dos quatro cantos de Portugal e de França, mostravam-nos a vontade de descobrir e de partilhar, vontade essa já suspeitada, mas ainda não revelada"

- Manuela Júdice, Comissária pela parte portuguesa

A Temporada Portugal França deveria ter tido lugar em 2021, entre as presidências portuguesa e francesa da União Europeia. A pandemia, que surgiu no início de 2020, forçou o adiamento desta decisão e a operação acontecerá entre os meses de fevereiro e outubro de 2022. Esta alteração de data, que para muitos poderia ser um inconveniente, foi para mim uma oportunidade porque fui convidada para substituir o primeiro Comissário português, o meu amigo João Pinharanda, que tinha partido para novos desafios profissionais, em março de 2021.

Chegada à Temporada Portugal França muito depois de as grandes decisões sobre os eixos temáticos terem sido tomadas, abracei imediatamente os projetos e as descobertas que nos iam chegando, vindos dos dois países. Passo a passo, à medida que o tempo ia avançando, ideias e projetos vindos dos quatro cantos de Portugal e de França, mostravam-nos a vontade de descobrir e de partilhar, vontade essa já suspeitada, mas ainda não revelada. Com a Victoire Di Rosa, a minha colega Comissária francesa, tratámos de pôr em prática as ideias e as iniciativas que nos eram apresentadas para poder, agora, abrir a cortina e partilhar convosco a riqueza científica e cultural dos dois países.

Do Oceano até aos lugares mais afastados dos dois territórios poderemos apreciar as ricas gastronomias portuguesa e francesa, ouvir música e desfrutar de espetáculos, percorrer os dois países seguindo o Spatiobus, descobrir o seu património histórico e imaterial, observar as paisagens e partilhar o saber fazer. Jovens e menos jovens todos partimos à descoberta da Cultura em Portugal e em França. Tentaremos preocupar-nos com o ambiente e a sua sustentabilidade e partilhar boas práticas para o proteger. Mergulharemos no nosso Oceano comum para o preservar.

A partir de agora todas estas riquezas serão partilhadas graças àqueles que nos ajudaram a construir a Temporada Portugal-França. Para eles vai o meu profundo agradecimento, esperando que este não seja senão um começo, um ponto de partida, para futuras iniciativas em Portugal e em França.

Manuela Júdice
Comissária da Temporada Portugal-França 2022 pela parte portuguesa

"Quisemos, logo no início, dirigir-nos em primeiro lugar aos jovens dos nossos países, dar-lhes a palavra e valorizar as suas iniciativas, os seus sonhos as suas empresas"

- Victoire di Rosa, Comissária pela parte francesa

Créditos ©O.Vigerie

França-Portugal, Portugal-França, 2022! Quando a equação, em forma de jogo de futebol, nos foi apresentada em 2019, quisemos logo mostrar o melhor de entre aquilo que apreciávamos na maneira de ser do outro: momentos da arte de viver e de convívio que os nossos países escondem, artistas poderosos que trabalham entre os dois países, esta varanda sobre o Atlântico que partilhamos, todos estes laços culturais, científicos e económicos que ligam os nossos territórios. Com o João Pinharanda (primeiro Comissário português da Temporada), depois com Manuela Júdice, quisemos, logo no início, dirigir-nos em primeiro lugar aos jovens dos nossos países, dar-lhes a palavra e valorizar as suas iniciativas, os seus sonhos as suas empresas.  

Havia também o desejo recíproco de dar a palavra a todos aqueles que o desejavam, a diretores de festivais, de companhias de teatro, de museus, de bienais, a artistas, a coreógrafos, a músicos e a arquitetos, a cineastas e a encenadores, a cientistas, a chefs e empresários, mas também às cidades geminadas ou às associações de luso-descendentes, todos eles poderiam criar projetos comuns.  

“Temporada Cruzada” passou a significar tecer laços, construir pontes para reunir o melhor dos nossos talentos em todos os domínios e juntos estar melhor nos temas que nos são comuns: o Oceano, cuja preservação é determinante para o futuro das nossas sociedades, a Igualdade de género, objetivo indispensável que está por atingir, a Europa para a qual partilhamos as mesmas ambições: uma União Europeia da Ciência e do Conhecimento, da Cultura e da Igualdade de género e da Solidariedade.     

Em França e em Portugal, convidámos parceiros e artistas para dialogar, partilhar e para se inspirar sobre estes temas. Toda a programação da Temporada França Portugal resulta desta discussão que ainda prossegue a todos os níveis nos dois países e para a qual convidamos o público da Temporada. Agradeço calorosamente a todos aqueles que, em França e em Portugal, se associaram a esta aventura e que contribuíram para a sua preparação e organização.   

Victoire Bidegain di Rosa
Comissária da Temporada Portugal-França 2022 pela parte francesa