"Mais do que uma Temporada, gostaria de pensar que inauguramos, acima de tudo, um novo tempo"

- João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

Em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua constitui, de forma honrosa, como um dos Operadores da Temporada Portugal-França 2022.

Mais do que uma temporada, por muito que o conceito reflita o que, na forma, Portugal e França vão fazer, gostaria de pensar que inauguramos, acima de tudo, um novo tempo, que é aquilo a que, do ponto de vista da substância, almejamos.

Um tempo que, aproximando-nos como cidadãos de dois países europeus, que há muito habitam e marcam a História, promova e fortaleça uma cidadania conjunta mais forte e ativa nas grandes questões e nos grandes desafios da Europa e do Mundo.

Um tempo que, convocando as artes e as ciências, o conhecimento e o questionamento, o empreendedorismo e a inovação, promova esse sentimento oceânico onde portugueses e franceses se encontrem juntos na valorização da diversidade, dos valores humanistas, da democracia.

Um tempo que afirma o valor da cultura, da criação e do conhecimento para o crescimento económico, mas também para a sustentabilidade do planeta. Mais do que numa temporada, participamos, pois, com convicção e com expectativa, de um novo tempo. Juntos. Portugueses e Franceses. E, como sabiamente acrescentou Saramago, escritor de que celebramos, durante a Temporada, o centenário do seu nascimento, “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

João Ribeiro de Almeida
Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P

"Ao transporem-se as fronteiras, reais ou imaginárias, as novas gerações possam olhar para duas culturas de raiz latina e milenar com renovado interesse e curiosidade"

- Fernanda Heitor, Diretora-Geral do GEPAC, Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais

A Temporada Portugal-França 2022 é um projeto ambicioso, que procura trazer novas cores, tons e visões a uma intensa relação diplomática, política e cultural, entre dois países que partilham um profundo vínculo multisecular. Celebra a amizade entre Portugal e França, a história comum de dois países, unidos por valores que defendemos e partilhamos desde há séculos, que queremos transversais no âmbito da União Europeia e que foram, afinal, os alicerces da sua construção. 

Apesar de decorrer de um acordo entre os mais elevados representantes políticos de ambas as nações, a Temporada foi-se construindo com projetos múltiplos e diversos, pensados e estruturados em conjunto, num espírito e trabalho de cocriação que se tem vindo a constituir como a verdadeira alma desta grande iniciativa conjunta. 

Obteve-se, assim, uma programação rica e variada, equilibrada em termos de áreas, de distribuição geográfica e de públicos envolvidos, enriquecida pela diversidade das entidades envolvidas que, desde cedo, se articularam para dar corpo a esta ideia.  

O GEPAC, enquanto entidade que, em Portugal, tem a responsabilidade da coordenação da Ação Cultural Externa na área governativa da Cultura, encarou esta iniciativa como um repto estimulante. Acreditamos que, através da arte, música, património, literatura, moda ou gastronomia, seja possível suscitar um olhar de redescoberta mútuo e que, ao transporem-se as fronteiras, reais ou imaginárias, as novas gerações possam olhar para duas culturas de raiz latina e milenar com renovado interesse e curiosidade. 

Mais do que uma janela para a cultura e as artes de cada um dos nossos países, a Temporada representará uma nova forma de olhar para o outro e de nos conhecermos melhor, desconstruindo estereótipos, desmistificando ideias feitas, eliminando preconceitos. 

É isto que pretendemos com a Temporada Portugal-França 2022! Um grande sucesso e um marco indelével no relacionamento entre os dois países. 

Fernanda Soares Heitor
Diretora-Geral do GEPAC, Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais 

"França e Portugal optaram por destacar a necessidade urgente de conhecer melhor os oceanos; de criar mais espaço para as mulheres nas nossas sociedades; e de desenvolver os talentos dos nossos dois países"

- Eva Nguyen Binh, Presidente do Institut Français

“A Temporada Portugal-França em 2022 é uma celebração, uma celebração dos laços profundos e duradouros entre os nossos dois países.”      

É decididamente voltada para o futuro, na medida em que tem dinamizado o nosso diálogo sobre os desafios a enfrentar de modo conjunto, e sobre os quais podemos, juntos, fazer a diferença. Durante esta Temporada, França e Portugal optaram por destacar a necessidade urgente de conhecer melhor os oceanos, este 6º continente que nos liga e detém as chaves do clima de amanhã; de criar mais espaço para as mulheres nas nossas sociedades, que gostaríamos de ter mais inclusivas; e de desenvolver os talentos dos nossos dois países.   

Num contexto excecional, e apesar das incertezas que subsistem com a pandemia, os nossos dois países desenvolveram em conjunto um programa rico cobrindo um amplo espectro de áreas: artística, económica, científica, educacional e muitas outras. Em diversas regiões ou à escala das cidades geminadas, foi estabelecido um diálogo constante que resultou numa riqueza de intercâmbios entre, por exemplo, escolas de arte, uma multiplicação do trabalho científico entre fundações dedicadas à investigação, discussões entre associações que lutam pela igualdade de género, encontros entre festivais de música, livros e banda desenhada, cinema ou fotografia, iniciativas de associações de luso-descendentes, residências cruzadas, e conexão de redes de bibliotecas. É impossível enumerar todas as parcerias que foram criadas ou aprofundadas.   

Artistas de renome, as mais importantes instituições culturais e científicas, assim como várias empresas, juntaram-se a nós nesta aventura. Gostaria de lhes agradecer, tal como a todos os parceiros da Temporada que aceitaram o nosso convite para criar um projeto que reflita o dinamismo da amizade entre os nossos dois países.   

Em conclusão, agradeço sinceramente ao Camões, I.P e ao GEPAC, com quem o Institut Français tem colaborado e que têm sido o elemento-chave desta magnífica Temporada.   

Viva a Temporada Portugal-França 2022! 

Eva Nguyen Binh
Presidente do Institut Français