Descubra quem apoia a Temporada Portugal-França 2022

A Temporada Portugal-França 2022 é organizada, em Portugal, pelo o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. – Ministério dos Negócios Estrangeiros, e pelo GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais – Ministério da Cultura.

Em França, é organizada e implementada pelo Institut Français, um operador do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Cultura de França, financiadores públicos da Temporada.

A Temporada beneficia também do apoio excepcional do Comité de Mecenas de França, dos parceiros média, de Câmaras Municipais e dos metros de Lisboa e Porto.

Mecenas em França


O BNP Paribas é o banco líder na União Europeia e um dos principais atores bancários internacionais. Está presente em 68 países e conta com mais de 193.000 empregados. O Grupo detém posições-chave nas suas três principais divisões operacionais: Retail Banking, Investment & Protection Services e Corporate & Institutional Banking. O BNP Paribas implementa uma abordagem de Responsabilidade Social Empresarial em todas as suas atividades, permitindo-lhe contribuir para a construção de um futuro sustentável, assegurando ao mesmo tempo o desempenho e a estabilidade do Grupo.

Estabelecido em Portugal desde 1985, o BNP Paribas tem várias entidades a operar no país e a desenvolver uma vasta gama de soluções financeiras integradas para apoiar os seus clientes e empresas.

O Grupo BNP Paribas está também presente em Portugal através de centros de competência, que oferecem serviços diversificados e de alto valor acrescentado a outras localizações do BNP Paribas na Europa.

https://www.bnpparibas.pt/en/

O Grupo Crédit Agricole é o principal financiador da economia francesa e um dos principais bancos da Europa. O Grupo é o banco de retalho líder na Europa, o maior gestor de activos e segurador de bancos da Europa, e o líder mundial em financiamento de aeronaves. Com as suas fundações cooperativas e mutualistas, 142.000 empregados e 31.000 diretores dos Bancos Locais e Regionais, o Grupo Crédit Agricole é um banco responsável e útil que serve 51 milhões de clientes, 10,5 milhões de membros e 1,1 milhões de acionistas.

https://www.credit-agricole.com/

A Inetum é uma Entreprise Social Network agile, uma empresa de serviços e soluções digitais, e um grupo internacional que ajuda as empresas e instituições a tirar o máximo partido do fluxo digital. Num contexto de constante mudança, onde as necessidades e utilizações se reinventam constantemente, o grupo Inetum está empenhado em trabalhar com todos os interessados para inovar, adaptar-se continuamente e manter-se um passo à frente. Com o seu perfil multiespecialista, a Inetum oferece aos seus clientes uma combinação única de proximidade, organização setorial e soluções de qualidade industrial. Com uma presença em mais de 26 países, o Grupo tem quase 27.000 empregados e alcançou um volume de negócios de 1,966 mil milhões de euros em 2020.

https://www.inetum.com/en

O programa da Fundação TotalEnergies abrange as ações de solidariedade realizadas diariamente em todo o mundo pela TotalEnergies, as suas filiais e a sua Fundação Corporativa. A empresa quer contribuir para o dinamismo dos seus países de acolhimento, apoiando especialmente os jovens. Com os seus parceiros, está ativa em quatro áreas: educação e integração dos jovens; segurança rodoviária; clima, litorais e oceanos; diálogo cultural e património. Ela envolve os seus funcionários, que podem dedicar até três dias por ano do seu tempo de trabalho a missões de interesse público. Desta forma, a TotalEnergies Foundation contribui para o compromisso da Empresa com a cidadania.

https://foundation.totalenergies.com/fr

O principal operador de aeroportos privados do mundo, VINCI Airports opera 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Aiports desenvolve, financia, constrói e gere aeroportos, fornecendo a sua capacidade de investimento e know-how na otimização do desempenho operacional, modernizando infra-estruturas e liderando a sua transição ambiental. A VINCI Airports foi o primeiro operador aeroportuário a comprometer-se com uma estratégia ambiental internacional em 2016, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas em toda a sua rede até 2050.

www.vinci-airports.com

@VINCIAirports

https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/

LVMH é o grupo líder mundial do luxo, fundado em 1987 e liderado por Bernard Arnault.

É a única empresa de artigos de luxo presente simultaneamente em cinco grandes setores da indústria: Vinhos & Bebidas Espirituosas, Moda & Artigos de Couro, Perfumes & Cosméticos, Relógios & Joalharia e Retalho Seletivo. Com 75 casas excecionais e 150.000 empregados, o Grupo gerou vendas de 44,7 mil milhões de euros em 2020.

A LVMH preserva um espírito de família que favorece sempre uma visão a longo prazo. A sua missão é assegurar o desenvolvimento de cada uma das suas Casas, respeitando o que as torna fortes, graças a um modelo único baseado em seis pilares: organização descentralizada, crescimento interno, integração vertical, implementação de sinergias, perpetuação de know-how e equilíbrio de atividades e localizações geográficas.

Como Bernard Arnault afirmou, quatro valores fundamentais são partilhados por todos os atores da LVMH e são a chave para o desempenho das Casas do Grupo: ser criativo e inovador, oferecer excelência, cultivar o espírito empreendedor e comprometer-se com um impacto positivo.

A LVMH é um dos principais atores da economia francesa e internacional. Em França, o luxo é um dos principais contribuintes para a balança comercial do país e é um poderoso vetor para a imagem da França em todo o mundo. É também uma criadora de empregos: para além dos seus próprios empregados, a LVMH interage e dinamiza um tecido industrial que é rico em vários milhares de empresas.

Para além da nossa responsabilidade como empresa de conduzir as nossas atividades da forma mais virtuosa, decidimos implementar numerosas ações não diretamente relacionadas com o exercício das nossas atividades em prol da sociedade, da economia e do ambiente. Estes compromissos de longa data fazem parte de uma abordagem a longo prazo e fornecem uma forte resposta ao papel e à contribuição que um grupo como a LVMH deve dar à sociedade.

www.lvmh.fr

Saint-Gobain concebe, produz e distribui materiais e soluções para a construção, mobilidade, saúde e outros mercados industriais. Desenvolvidos numa dinâmica de inovação permanente, encontram-se em toda a parte no nosso habitat e na nossa vida quotidiana, proporcionando conforto, desempenho e segurança, ao mesmo tempo que respondem aos desafios da construção sustentável, da gestão eficiente dos recursos e da luta contra as alterações climáticas, guiados pela razão de ser de Saint-Gobain “Fazer do mundo um lar melhor”. Em Portugal, Saint-Gobain tem mais de 600 empregados, 11 empresas, 7 fábricas, dezenas de centros de reparação de vidro automóvel, 3 centros de distribuição de materiais de construção e 1 centro de I&D (Aveiro).

https://www.saint-gobain.com/fr

Euronext é a principal infra-estrutura de mercado na Europa. O grupo opera na Bélgica, França, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos e Portugal. Euronext é o lar de quase 1920 empresas cotadas na bolsa, representando uma capitalização total de mercado de mais de 6 triliões de euros. A sua oferta abrange uma variedade de produtos tais como ações, divisas, ETFs, warrants e certificados, obrigações, derivados de ações, derivados de mercadorias e índices. Euronext também fornece soluções e serviços tecnológicos a terceiros. Para além do seu principal mercado regulamentado, a Euronext opera mercados de crescimento que facilitam e simplificam a cotação das PMEs.

https://www.euronext.com/en

O Banque BCP é um banco do Groupe BPCE, o segundo maior grupo bancário em França.

Apoia os projetos dos seus clientes individuais e empresariais, tanto em França como em Portugal, e fornece-lhes a sua perícia no campo da gestão e transferência de bens imobiliários e internacionais.

Ao oferecer as últimas inovações digitais, facilita a vida aos seus clientes, ao mesmo tempo que cultiva uma relação próxima. No Banque BCP, cada cliente tem um conselheiro dedicado numa das filiais da sua rede nacional.

Como empresa empenhada, o Banque BCP apoia numerosos projetos como parte da sua abordagem de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

https://www.banquebcp.fr/particuliers/nous-connaitre

A Fundação ENGIE orgulha-se de apoiar a Temporada França-Portugal 2022 e o Institut Français, de trabalhar para reforçar a cooperação entre os nossos dois países nos domínios cultural e ambiental e de contribuir para a promoção de Portugal. Esta Temporada será uma oportunidade para destacar um património comum: o oceano e abordar a questão da biodiversidade, mas também grandes questões sociais partilhadas, tais como a diversidade.

O Grupo ENGIE está presente em Portugal desde 1983 e está ativo no campo das energias renováveis, soluções energéticas e produção de electricidade. Em particular, a ENGIE gere a rede de Lisboa quente e fria e tem 800 funcionários em Portugal.

A Fundação ENGIE está a trabalhar com a ONG Great Bubble em Portugal num projeto para reduzir os resíduos plásticos nos rios.

https://www.engie.pt/

Parceiros Média


A RTP é o operador português de Serviço Público de Media com uma história e tradição que representam, ao longo de décadas, um património insubstituível na memória coletiva da vida dos portugueses. Conta com 8 canais de televisão, 7 antenas de rádio e uma forte aposta nas plataformas digitais através das suas rádios online, da RTP Play, da presença nas redes sociais e sites dedicados. Pioneira em diversas áreas e tecnologias, com oferta multiplataforma, transversal, com soluções de interatividade, a RTP aposta em formatos diferenciadores e vai ao encontro dos consumidores e das novas dinâmicas de consumo.

www.rtp.pt

Com uma programação baseada em conteúdos generalistas e programas de autor, com forte incidência na informação, desporto e música a Antena 1 é uma estação de serviço público que aposta fortemente na música portuguesa.
Tem uma rede de emissores em FM e Onda Média , cobrindo a praticamente 100% o território português.
Foi criada originalmente em Agosto de 1934 com o nome de Emissora Nacional.

www.rtp.pt/antena1/

O serviço da Antena 2, canal da rádio pública portuguesa, destina-se a diversos públicos, à comunidade em geral e aos agentes criativos em particular. A emissão centra-se na difusão de música erudita e também de jazz e de música étnica. Essa difusão inclui programas e rubricas de autor e música transmitida ao vivo, em concertos organizados pela própria Antena 2 e por instituições nacionais e internacionais ligadas à música. Com o intuito de promover novos talentos musicais, a Antena 2 realiza anualmente o Prémio Jovens Músicos com a participação de centenas de instrumentistas, encomendando diversas obras a novos compositores portugueses. Para além da música, o canal difunde atualidade, entrevistas, conteúdos e publicidade relacionados com outras artes, história e ciência. A Antena 2 tem finalmente uma presença ativa e quotidiana no mundo digital através da sua homepage, rádios online (Antena 2 Ópera, Jazzin), RTP Play, Facebook e Instagram.

www.rtp.pt/antena2/

A Antena 3 é o canal do serviço público de rádio português, dedicado à cultura pop, com especial atenção à nova música portuguesa e à procura de novo talento artístico nacional. Para além da operação em FM, tem vindo a desenvolver novos projetos na área web e multimédia, nomeadamente na produção de documentários dedicados à cultura pop, bem como a produção de programas de televisão dedicados à música portuguesa ao vivo, em parceria com as RTP 1 e 2.

https://media.rtp.pt/antena3/

Através das suas emissões, todos, em qualquer ponto do mundo, podem aceder instantaneamente ao contacto com Portugal, seja através de satélite, FM ou internet. A RDP Internacional é igualmente uma rádio de referência para a generalidade dos lusofalantes, quer residam nos países de origem ou em países terceiros. Uma programação generalista – com boa música, conteúdos de índole cultural, informação geral e das Comunidades, desporto e produtos dos restantes canais da RDP – é a nossa proposta.

https://www.rtp.pt/rdpinternacional/

O grupo France Médias Monde reúne a RFI, France 24 e Monte Carlo Doualiya. Os três meios de comunicação social difundidos no mundo inteiro, em 20 línguas, oferecem informações abertas à diversidade de culturas e pontos de vista. 66 nacionalidades estão representadas entre os funcionários. Todas as semanas, os três meios de comunicação social do grupo atingem 251,1 milhões de contactos e 85,2 milhões de assinantes em redes sociais. Gravaram mais de 2,5 mil milhões de visualizações de vídeo e áudio a partir de 2020. Desde Maio de 2021, o grupo oferece o ENTR, um serviço digital em seis línguas, para jovens europeus, juntamente com a sua homóloga alemã Deutsche Welle, com cerca de dez parceiros de comunicação social, incluindo a RTP em Portugal.

France Culture acompanhará a abertura da Temporada França-Portugal 2022 através de dois temas principais:

  • Cultura geral: de segunda-feira 14 a sexta-feira 18 de Fevereiro, Matthieu Garrigou-Lagrange levará o seu programa Sans oser le demander ao Teatro São Luiz em Lisboa. Todos os dias, ao vivo e em público entre as 15 e as 16 horas, explorará e aprofundará, com os seus convidados, um tema de cultura geral que lança luz sobre Portugal e as suas especificidades: o seu cinema, a sua arquitetura, a questão da dupla cultura…
  • Grandes autores: no sábado 19 de Fevereiro, o canal tomará conta do Théâtre de la Ville – Espace Cardin em Paris, para a gravação de uma grande noite em público. O programa incluirá leituras por atores franceses e portugueses de textos e poemas de grandes autores portugueses. A noite será transmitida no domingo 27 de Fevereiro às 20h na France Culture.

Ouest-France, o principal jornal diário francês e um dos três principais sites de notícias, é um meio de informação que se concentra no mundo e na diversidade dos seus territórios, atingindo mais de 23 milhões de leitores por mês em versões impressa e digital.

Ouest-France é propriedade de uma associação sem fins lucrativos que garante os valores do título e da sua vocação: iluminar, informar e ligar os habitantes dos territórios para fazer avançar o bem comum, respeitando ao mesmo tempo a dignidade de cada indivíduo.

Criada em 1987, a Rádio ALFA é uma estação de rádio generalista de língua portuguesa.

Transmitida na região de Ile de France via FM (98.6), a estação de rádio também pode ser ouvida em alta definição em Paris, Lille, Lyon, Estrasburgo graças ao DAB+ e em todo o mundo através do seu website www.radioalfa.net.

Os seus programas transmitem bom humor, partilha, unidade e musicalidade de todos os horizontes, em português e francês!

Radio Alfa, a rádio que nos liga.

O LusoJornal é o jornal mais lido pelos portugueses em França e seus descendentes. Criado em 2004, é um jornal generalista, bilingue e gratuito, com uma versão em papel e uma versão digital, com texto mas também vídeo.

O objetivo do LusoJornal é informar sobre as notícias políticas, sociais, económicas, culturais, desportivas e associativas das comunidades lusófonas (não só os portugueses, mas também as outras comunidades lusófonas).

Tornou-se um jornal essencial, especializado em assuntos relacionados com a emigração. Um jornal ativo e participativo no debate sobre as grandes questões das comunidades lusófonas em França.

www.lusojornal.com

Revista mensal da Associação Cap Magalhães, a maior associação de jovens lusodescendentes, que trabalha há mais de 30 anos para promover a dupla cultura dos lusodescendentes.

CAPMag é o cartão de visita da Associação, a ligação entre os lusófonos e os lusófilos. O seu papel é informar sobre os diferentes eventos económicos, desportivos e culturais que se realizam em França, e principalmente na região de Paris, em Portugal ou noutros países lusófonos, bem como sobre os diferentes eventos organizados pela Associação; propor ofertas de emprego tanto em França como em Portugal; sensibilizar um público numeroso e heterogéneo para a cultura lusófona; sensibilizar para as ações de cidadania (saúde, votação, segurança rodoviária…).

www.capmagellan.com

Parceiros


O Metropolitano de Lisboa, reconhecido pela valorização artística que faz dos seus espaços públicos, procura permanentemente contribuir para promover a cultura e para proporcionar uma boa experiência, no âmbito da melhoria progressiva do serviço prestado aos seus clientes. É nesse sentido que se associa à Temporada Portugal-França 2022, em parceria com a RATP, no projeto “Poesia no Metro”, com o objetivo de divulgação de poemas franceses em Portugal e de poemas portugueses em França, dentro dos seus respetivos Metros. No interior de uma estação ou de uma carruagem, as palavras vão circular, transportando os nossos clientes e cidadãos para mais perto da arte, da literatura e da poesia.

O Metro do Porto concilia as necessidades de mobilidade com os deveres de segurança, respeito pelo ambiente e responsabilidade social. A visão dos vários meios de transporte como um todo pressupõe interfaces inteligentes entre eles. Esta intermodalidade é construída de forma a garantir a comodidade e a segurança dos clientes, também na mudança de um meio de transporte para outro, com máxima eficiência em cada etapa. O Metro do Porto, graças à sua ligação com a rede ferroviária, autocarros, parques de estacionamento e com o aeroporto, conduz à intermodalidade posta em prática.

Com operações em doze países, o grupo RATP é um dos líderes mundiais em mobilidade urbana.

Como parceiro da Temporada Portugal-França 2022, tem o prazer de contribuir para a circulação de mensagens e ideias positivas, convidando as pessoas a descobrir o país e os seus talentos.

A Fundação Gulbenkian associa-se à Temporada Portugal-França 2022 apoiando um amplo conjunto de iniciativas a realizar nos dois países.

Além dos projetos culturais que decorrem da ação regular da Fundação em França, foi desenhada uma programação específica para esta Temporada. A Fundação estará envolvida nesta inciativa através da sua Delegação em França, do Serviço de Música e do Museu Calouste Gulbenkian.

Agradecimentos